Estomatite infantil: Tratamento para estomatite infantil

O artigo de hoje vai tratar sobre o que causa estomatite infantil e qual o tratamento para estomatite infantil. Confira!

Aftas na boca e garganta, dificuldade para engolir até o leite da mãe e febre alta, são sintomas que indicam uma inflamação na mucosa da boca, que pode afetar adultos também, mas que é pior em crianças, a chamada estomatite infantil.

O que causa estomatite infantil?

É uma infecção na mucosa bucal, que é como é chamada a parede que reveste nossas bocas, que pode ser causada por dois tipos de vírus: o de herpes simples do tipo 1, ou HSV-1, ou pelo coxsackie. O primeiro é comumente adquirido pelas crianças de até 6 anos de idade, sendo que 90% da população possui segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O segundo é responsável pela síndrome mão-pé-boca, que além das feridas na boca, também gera bolhas nas mãos e nos pés.

Sintomas da estomatite infantil

Além das aftas que surgem na boca, língua, garganta e gengiva, e que podem variar de 1 a 5 milímetros de tamanho e de coloração cinza, amarela no meio e bastante vermelhas por fora, as crianças apresentam hálito forte, febre alta de até 40ºC, inchaço das amígdalas, baba constante, e redução significativa do apetite e da sede por conta da dificuldade de engolir.

Outra complicação que pode ser desencadeada por conta da estomatite infantil é a gengivite, que é como chamamos a inflamação das gengivas que provoca sangramentos. Caso você, pai ou responsável, veja qualquer destes sinais em seu filho, é válido procurar um odontopediatra ou um pediatra o mais rápido possível para que o diagnóstico seja feito e para que o tratamento possa começar para aliviar as dores na criança.

A estomatite infantil não é grave nem apresenta riscos para a criança se identificada no começo da doença. O único fator de risco aqui é o vírus da herpes, que pode atingir os olhos. Por isso, se você perceber que sua criança está com os olhos avermelhados, irritados ou sensíveis, além de outros sintomas citados anteriormente, procure um médico o mais rápido possível, pois que o vírus da herpes pode afetar a córnea e ter danos graves e permanentes para a visão da criança.

Como é o contágio da estomatite infantil?

Tanto o vírus da herpes quanto o coksackie são transmitidos por contato entre crianças ou adultos infectados. Por isso a orientação de não levar crianças infectadas para a escola, berçário ou creche.

A primeira estomatite infantil é sempre a pior, pois o sistema imunológico da criança é “pego de surpresa” e não está pronto para combater o vírus por estar ainda em fase de desenvolvimento. Mesmo que o vírus dure para sempre no sistema da criança, se tratado corretamente, podem acontecer outros surtos, mas mais leves do que o primeiro, ou mesmo nem acontecer mais.

Tratamento para estomatite infantil

O tratamento é sintomático, isto é, combate os sintomas da infecção. O pediatra é quem determinará os remédios a serem aplicados ou tomados, que poderão ser mais fortes ou mais fracos dependendo da dor, número e tamanho das lesões. Além de antitérmicos para controle da febre.

Outra coisa importante é manter a boca da criança sempre limpa, para evitar infecção maior das feridas. A limpeza pode ser feita com gaze e água limpa ou através da escovação comum dos dentes. Geralmente, as aftas saram com uma ou duas semanas de cuidados. Pais e responsáveis, estejam atentos a sinais de desidratação, pois como a criança tem dificuldades para engolir, é comum que ela deixe de tomar água ou mesmo de mamar.

Clínica de especialidades pediátricas em Vitória – ES

 A Primeiro Sorriso Pediatria Integrada é uma clínica de especialidades pediátricas e adultas situada em Vitória e Linhares, no Espírito Santo que tem como objetivo promover a saúde infantil e infantojuvenil multidisciplinar de alto valor agregado.

Para isso, contamos com uma equipe de diversos especialistas para tratar os mais diversos casos a fim de garantir um atendimento ágil, informativo e humanizado, por meio de uma equipe compromissada. Gostou do nosso artigo? Pois siga nosso blog para mais informações! Você pode também, aqui pelo site mesmo, marcar uma consulta com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *