Cuidar da Saúde Bucal das Crianças é Uma Tarefa Constante. Conheça o que é Profilaxia, Como Estar em Dia com a Saúde Bucal dos Pequenos e Dicas para Deixar a Ida ao Dentista Mais Tranquila. 

A Profilaxia Bucal é popularmente conhecida como limpeza dos dentes. Ela deve ser realizada periodicamente para garantir que doenças mais sérias sejam evitadas. Quando tratamos da saúde infantil é ainda mais importante realizá-la no tempo ideal, já que algumas crianças, principalmente as mais novas, ainda não conseguem realizar uma escovação eficiente. 

Onde Realizar a Profilaxia Bucal?

Para ter certeza de que a profilaxia será realizada de forma eficiente, é importante visitar uma clínica odontológica de confiança. 

A profilaxia em crianças é melhor executada quando realizada por profissionais especializados em tratamento odontológico infantil.

Em cada fase da vida da criança, sua boca apresenta características específicas. É necessário um acompanhamento desde o surgimento dos primeiros dentinhos, passando pela troca dos dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, para os dentes permanentes, até a adolescência. E a profilaxia é uma medida preventiva presente na maior parte dessas fases. 

Nossa Clínica Odontológica de Pediatria Integrada em Vitória e Linhares – Espírito Santo, conta com profissionais qualificados para entender as crianças do início da dentição até a adolescência. 

Quando Realizar a Profilaxia Bucal?

A primeira observação a ser feita é da necessidade da visita periódica ao odontopediatra. O tratamento odontológico infantil leva em consideração as mudanças que ocorrerão devido ao crescimento da criança e, por conta disso, ficar muito tempo sem levar os pequenos em um dentista pediátrico poderá ocasionar em perdas no tratamento. 

Por isso, o acompanhamento e as instruções do profissional especializado são tão importantes. Quem determinará o tempo exato para a realização de uma nova profilaxia é o dentista da criança. 

É a partir do que foi avaliado na última consulta, da idade da criança, de seus hábitos de vida que o dentista conseguirá determinar com exatidão quando fará sentido repetir a profilaxia dentária.

Quais os Principais Benefícios da Profilaxia?

Quando falamos em saúde, não importa em qual região do nosso corpo ou em qual fase da nossa vida, a prevenção é sempre uma ótima solução. Nos precaver e nos cuidar é a forma que encontramos de evitar doenças e complicações futuras.

A profilaxia realiza uma limpeza mais profunda dos dentes e gengivas, não por acaso seu nome popular é “limpeza dos dentes”.

Ensinar as crianças a como escovar os dentes é uma tarefa diária, já que é com o passar do anos que eles vão possuindo maior autonomia para realizar a escovação de forma ideal. Além disso, o uso do fio dental pode ser confuso no início. A profilaxia auxilia nessa limpeza mais profunda, não dispensando a escovação diária, mas intensificando a saúde bucal.  

É por conta dessa limpeza que conseguimos evitar doenças como cárie e gengivite. A cárie pode evoluir para um canal, o que leva a dores e necessidade de um procedimento mais complexo. A profilaxia além de realizar a limpeza que impede a formação de cárie, possibilita que o odontopediatra já identifique a cárie no início e já entre com o tratamento odontológico infantil indicado e assim, solucione a doença de forma mais rápida. 

Outros benefícios com relação a profilaxia é com respeito à proteção contra a placa bacteriana e contra o tártaro, o que evita o surgimento de outras doenças mais sérias.

Toda essa limpeza e cuidado, garantem que haja uma melhora na aparência bucal, já que os dentes ficam mais limpos e livres de pequenas manchas, além de prevenir o mau hálito. 

E Quando a Criança Não Gosta de Ir ao Dentista?

Sabemos que muitas crianças e até adolescentes possuem dificuldades na hora de realizar a consulta com o dentista. Algumas dicas são importantes para que esse momento não seja desconfortável nem para as famílias, nem para os pequenos.

Primeiro, sempre visite uma clínica de odontologia infantil, o que garantirá que os profissionais sejam acostumados e capacitados para tratar de crianças. Isso garantirá um melhor tratamento odontológico infantil e também um melhor atendimento, já que esse profissional tem as crianças e adolescentes como seus pacientes diariamente. 

Antes de sair de casa tenha uma conversa sincera com a criança e com o adolescente sobre a necessidade da ida ao odontopediatra, sempre relembrando que é um lugar seguro e de confiança e que ele poderá sempre pontuar quando estiver inseguro ou com dúvidas.

Pensando nisso, sempre vá contando para a criança o que irá acontecer na consulta e leve-o se possível na clínica quando for realizar o agendamento. Quando familiarizado com o local e os procedimentos, eles se sentem mais seguros e à vontade. 

Conheça Nossa Clínica de Pediatria Integrada em Vitória e Linhares – Espírito Santo

Para todo o tratamento odontológico infantil ser proveitoso para família e criança é importante contar com profissionais habilitados e um ambiente seguro.

Conte com a nossa Clínica de Pediatria Integrada em Vitória e Linhares no Espírito Santo para o melhor atendimento e tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *