O trauma dentário infantil costuma ser um episódio que gera muito medo e aflição nos pais por se tratar de ferimentos na cavidade bucal que aparentemente causam um certo sofrimento na criança (mesmo que momentâneo) e exigem diversos exames para entender os seus efeitos.

Esse tipo de trauma é muito comum principalmente ao considerar o fato de que nos primeiros dez anos de vida de uma criança é natural que elas corram, pulam e brinquem de diferentes formas aumentando os riscos de sofrerem pequenos acidentes como os traumas dentários.

No caso, existem diferentes tipos de traumas, como por exemplo, a fratura dos dentes, o deslocamento, a intrusão e a avulsão dentária que exigem o mesmo cuidado e análise de um profissional especializado em odontopediatria a fim de identificar a gravidade da lesão.

Cada trauma sugere um tratamento ou cuidado específico e mesmo que a criança não esteja reclamando de dores é interessante consultar um profissional ao notar o trauma dentário, pois dessa forma pode evitar a evolução do problema e alcançar uma solução eficiente a saúde.

Confira abaixo algumas dicas para evitar os traumas dentários infantis durante as férias.

1. Atenção as brincadeiras próximas as escadas, morros e locais com buracos

É muito importante que durante as férias algumas brincadeiras das crianças sejam monitoradas para evitar os traumas dentários. Verifique o local antes de permitir que ela brinque evitando deixá-la próxima de escadas, morros e principalmente de locais com buracos como os parquinhos. Dessa forma pode evitar que elas caiam e sofram lesões no corpo e boca.

Durante a infância é comum as crianças inventarem brincadeiras de contato com outras, como por exemplo, as lutinhas, pega-pega e dentre outros. Esse tipo de brincadeira por mais divertida que seja para os pequenos pode provocar riscos delas se machucarem, portanto, o ideal é evitá-las ou manter-se atento aos movimentos a fim de evita machucados.

Outro cuidado importante nas férias para evitar o trauma dentário infantil é com as brincadeiras em locais úmidos, como por exemplo, ao entorno de piscinas, no banho e assim por diante. Esses cuidados são indispensáveis para evitar que a criança escorregue. Aliás, muitos dos traumas dentários ocorrem quando a criança escorrega e bate a boca em superfícies diversas.

Pode parecer exagero, mas o uso de protetores bucais reduz ao extremo o número de acidentes infantis que causam algum tipo de trauma dentário. Fazer a criança usá-lo em atividades como futebol, luta, corrida e dentre outros que promovam o seu contato direto com a outra criança é indispensável. Portanto, procure convencê-los sobre o seu uso frequente.

Outra dica para evitar o trauma dentário infantil é em relação ao uso de equipamentos de segurança para andar de bicicleta, skate, patinete e dentre outros brinquedos. O uso de capacete, luvas, joelheiras e dentre outros equipamentos não apenas ajuda a evitar acidentes na cavidade bucal como também em outras regiões do corpo como cabeça, joelho e outros.

As crianças menores de 6 meses a 3 anos de idades costumam colocar diversos objetos na boca e isso pode provocar riscos diversos a sua saúde, inclusive em relação a saúde bucal por existir a possibilidade de sofrerem traumas dentários. O ideal é que elas brinquem com utensílios recomendados a sua idade para evitar acidentes que prejudicam a sua saúde.

Para as crianças que estão começando a andar ou ainda estão na altura dos móveis de sua casa é importante que os pais utilizem objetos que protejam os cantos. Existem borrachas específicas para proteger cantos de mesa, portas, janelas e dentre outros locais que frequentemente causam machucados nos pequenos. Analise sua casa e proteja esses locais.

Outra dica importante para evitar o trauma dentário infantil é levar o seu filho à odontopediatra para que ele avalia a sua cavidade bucal e identifique maneiras eficientes de manter a saúde dessa região, como também avaliar se existem problemas que devem ser observados. A visita à odontopediatra deve ser feita a cada 6 meses ou conforme a recomendação do profissional.

Os traumas dentários podem causar grandes danos a saúde bucal da criança quando não observados pelo profissional de odontopediatria ou tratamento conforme suas recomendações.

Procure observar a saúde bucal do seu filho e evite esses traumas, mas caso algum acidente aconteça contate profissionais de sua confiança. Aliás, na Clínica Primeiro Sorriso a Dra. Kharen de Araújo Padilha pode ajudar a cuidar do sorriso do seu filho, agende uma consulta.